Thursday, July 11, 2013

Primeira voltinha

Dita a razão que quando está muito calor, cerca de 36 graus, não se deve andar na rua a fazer esforços e ao Sol, mais a mais quando o Sol está a pique. Mas a razão não tem uma bicicleta novinha em folha por estrear e apesar dos timmings apertados com outros afazeres lá tive que vencer a razão e ir dar uma voltinha ao bairro só para sentir a Felicidade.


Não me vou alongar neste post sobre todas as considerações desta primeira incursão pois pretendo ir detalhando os temas ao longo do tempo e com opinião mais madura.

À primeira impressão a posição de condução não é muito diferente da minha atual BTT, eu já tinha sentido isso na loja, e já sabia que esta bicicleta apesar de ser uma city bike é mais uma híbrida que uma "pasteleira". Ou seja, não se conduz com uma postura muito vertical, mas sim uma postura mais similar à condução de uma BTT - o que pelo que tenho lido até é considerado o melhor para a coluna (não sei se é verdade).

Houve no entanto umas coisas que não gostei logo nesta voltinha de 20 minutos, mas que podem ser picuinhices ou azelhices minhas.

Habituado à minha BTT onde as rodas saem facilmente e o banco é facilmente ajustável sem o uso de ferramentas, o da Felicidade requer uma chave para desapertar a roda dianteira e outra chave para subir/baixar o banco. Como achei que o banco não estava bem, ia a meio da voltinha, não consegui adaptá-lo e só o consegui fazer de volta em casa com recurso às ditas ferramentas.
Aproveitei também e recuei o banco uns centimetros o que fez com que a posição de condução ficasse mais natural.


Outra coisa que correu menos bem foi a habituação ao sistema de mudanças, que falarei em post futuro, mas em que numa voltinha de 20 minutos consegui fazer saltar a corrente duas vezes, algo que acho que nunca me aconteceu na BTT. Vou assumir que foi azelhice minha pois estava ainda a perceber como o mecanismo funcionava e posso ter mudado abruptamente a caixa e feito saltar a corrente.

O sistema de mudanças:
Mudança da Frente: Shimano FD-TX51
Mudança de Trás: Shimano Altus RD-M280 7v
Manípulos: Shimano Revoshift SL-RS36 21v

O banco branquinho e alvo já era! Já está manchado das minhas  conspurcadas mãos :(

Mas estas coisinhas não me desanimaram, eu e a Felicidade vamos ser felizes!!

No comments:

Post a Comment